Orações





                Uma das bases do politeísmo gaélico é o respeito mútuo entre o praticante, os deuses, os ancestrais e os espíritos da natureza, e esse relacionamento pode ser conquistado através de algumas formas sendo a oração uma delas. Ao contrário da crença geral, a oração não é implorar ou se humilhar perante os deuses, mas sim uma forma de nos comunicar, respeitar, louvar, e claro, fazer nossos pedidos aos seres sagrados. Um politeísta gaélico pode orar para os deuses a fim de pedir saúde para si ou para outros, para a proteção de alguém, conforto espiritual e emocional na passagem de um ente querido, proteção para a terra, colheitas abundantes e muitas outras coisas. Podemos recorrer aos deuses em nossas ações diárias, orando para os deuses quando acordarmos pedindo por um bom dia, ao dormirmos, onde agradeceremos pelas bênçãos e proteção concedida no decorrer do dia e até mesmo em nossas refeições – agradecendo pela oportunidade de poder ter uma refeição, “privilégio” que nem todos têm, infelizmente.

                Paidreacha em gaélico irlandês significa ‘orações’, e nessa página colocarei algumas orações para os assuntos mais comuns da vida: oração ao se levantar, para dormir, orações direcionadas a alguma divindade específica, saudações e outros. Essas orações podem servir como uma fonte de inspiração para vocês criarem suas próprias; para vocês que desejam escrever as suas próprias orações, a obra Carmina Gadelica é um bom lugar para começar a procurar – esta obra é uma compilação de orações dos camponeses escoceses, e nos dá muitos vislumbres de práticas “pagãs” do passado, fornecendo-nos com algumas características especiais de uma oração através de lentes gaélicas, como por exemplo, invocar a força de elementos naturais, pedir a força dos três reinos (terra, céu e mar), menção ao Trio Sagrado (Na Trí Naomh – os deuses, espíritos da natureza e ancestrais). Embora acredito que os deuses conheçam todas as línguas do mundo, fazer as orações em alguma língua gaélica é uma alternativa.

1. Orações matinais

Oração ao acordar

2. Orações antes de dormir

Oração do descanso I | Oração do descanso II

3. Orações devocionais

Oração para o Dagda I | Oração para o Dagda II | Oração para Brigid I | Oração para Brigid II | Oração para Brigid III | Oração para Lugh I | Oração para Lugh II

4. Bênçãos

A bênção da casa