domingo, 15 de outubro de 2017

Os Dindshenchas em prosa: Dumae Selga

71. Dumae Selga

            Ard Cain foi o seu primeiro nome, até a caça dos seis suínos de Derbrenn, a filha de Eochaid Fedlech. Ela foi o primeiro amor de Oengus Mac Ind Óc e os suínos eram seus filhos adotivos quando eram humanos, até a mãe deles, Dalb a Rude, colocar neles e em suas esposas um feitiço difundido em um encontro das nozes[1] de Caill Achaid. O nome dos homens eram Conn, Find e Fland, e o nome das mulheres eram Mel, Tregh e Tréis. Os javalis (os homens que foram transformados) eram chamados de Froechán, Banbán e Brogarban, e as porcas (as mulheres que foram transformadas) eram chamadas de Cráinchrín, Coelchéis e Treilech.


            Oengus então colocou os suínos aos cuidados de Buichet, o Hospitaleiro de Leinster, e eles ficaram com ele durante um ano, mas então a esposa de Buichet ficou com um desejo de comer a carne da barriga de Brogarbain. Ela então convocou uma centena de heróis em armadura e uma centena de cães de caça, mas o porco fugiu deles e foram (ele e os outros cincos) para o brugh[2] de Oengus, que os recebeu e cantou uma balada, começando com “Queridos foram os rostos.” Eles suplicaram para Oengus ajudá-los, mas ele dissse que não poderia até eles sacudirem a Árvore de Tarbga[3] e comer o salmão de Inver Umaill[4].

            Depois disso, eles foram até Glascarn e ficaram um ano escondidos com Derbrenn. Eles então sacudiram a Árvore de Tarbga e seguiram para o Inver Umaill, onde eles chegaram no dia em que o monte foi erguido. Os homens de Connaught foram reunidos por Medb para caçá-los e ela tomou a Ilha Negra sobre eles, que caíram todos exceto Brogarban, e suas cinco cabeças foram levadas para aquele monte. Por isso Dumae Selga[5], “Monte da Caça”, é assim chamado.      

Fonte: STOKES, Whitley. “The Prose Tales from the Rennes Dindshenchas”, vol. 2. Disponível em: <http://www.ucd.ie/tlh/trans/ws.rc.15.002.t.text.html>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.



[1] Provavelmente um tipo de assembleia, como a Óenach na Tailtiu que acontecia no Lugnasad. O “encontro das nozes” me faz lembrar do episódio da lamentação das nozes mencionada na história de Cnogba, onde Óengus também aparece. Ver “Os Métricos Dindshenchas”, vol. 3, poema 4. (Nota de tradução)
[2] Brugh na Boinne, atual Newgrange, localizado no Condado de Meath. (N.T.)
[3] Não identifiquei sua localização. (N.T.)
[4] Não identifiquei sua localização, mas pode ter sido algum estuário (inver) localizado no antigo território de Umaill, localizado no sudoeste de onde hoje é o Condado de Mayo. (N.T.)
[5] Um dos montes de terra localizado em Carnfree (ou Carn Fraoich), no Condado de Roscommon. (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário