domingo, 3 de setembro de 2017

A causa da batalha de Cnucha

Fotha catha Cnucha inso
A causa da batalha de Cnucha

Quando Cathar Mor, filho de Fedlimid Fir Urglais, filho de Cormac Gelta-Gaith, estava no reinado de Tara e Conn das Cem Batalhas, em Kells, na terra do rigdonna[1], Cathar tinha um célebre druida chamado Nuada, filho de Achi, filho de Dathi, filho de Brocan, filho de Fintan, da Tuath Dathi em Breg. O druida pediu para Cathar lhe conceder uma terra em Leinster, pois ele sabia que seu patrimônio estaria lá. Cathar lhe deu a escolha da terra e a escolhida pelo druida foi Almu[2], em Leinster. A esposa de Nuada era Almu, filha de Becan.



Uma fortaleza foi construída em Almu pelo druida, e alamu (cal) foi passado em suas paredes até toda a fortaleza ficar branca, e talvez seja por isso que o nome “Almu” foi dado para o lugar. Sobre isso, é dito:

“Toda branca é a fortaleza da célebre batalha
Como se ela tivesse recebido todo o cal da Irlanda;
Do alamu que ele deu para sua casa,
Por isso ‘Almu’ é aplicado para Almu.”

Almu, a esposa de Nuada, implorou para que seu nome pudesse ser dado à colina. Seu pedido foi garantido e foi lá que ela foi enterrada. Por isso, é dito:

“Almu – bela era a mulher! –
Esposa de Nuada, o grande, filho de Achi;
Ela suplicou – a divisão foi justa –
Que seu nome fosse colocado na colina perfeita.”

Nuada tinha um notável filho chamado Tadg. Rairiu, filha de Donn-Duma, era sua esposa. Tadg também era um célebre druida. A morte chegou para Nuada e ele deixou sua fortaleza, da forma como estava, para seu filho, e Tadg foi o druida de Cathar no lugar de seu pai.

Rairiu teve uma filha com Tadg e seu nome era Muirne do Pescoço Claro. Essa donzela cresceu com grande beleza, de forma que os filhos dos reis e de poderosos senhores da Irlanda estavam acostumados a cortejá-la.

Cumall, filho de Trenmor, o rei-guerreiro da Irlanda, estava então à serviço de Conn, e como todos os outros jovens, ele cortejava a donzela. Nuada recusou sua proposta pois sabia que seria por causa de Cumall que ele teria que deixar Almu. A mesma mulher era a mãe de Cumall e de Fedlimid Rechtaide, o pai de Conn.

No entanto, Cumall raptou Muirne à força, já que ela não tinha sido dada para ele. Tadg foi até Conn, disse o que Cumall tinha feito e começou a incitá-lo e reprová-lo.

Conn enviou mensageiros para Cumall e ordenou que ele deixasse a Irlanda ou devolvesse Muirne para Tadg. Cumall disse que não a devolveria; ele poderia dar qualquer coisa, menos a mulher. Conn enviou seus soldados, Urgriu, filho de Lugaid Corr, rei de Luagni, Daire o Vermelho, filho de Eochaid, e seu filho Aed (que posteriormente foi chamado de Goll) para atacar Cumall. Cumall reuniu seu exército contra eles e a batalha foi travada, com Cumall sendo morto junto com muitos do seu povo.

Cumall foi morto por Goll, filho de Morna. Luchet feriu o olho de Goll, o destruindo, e por isso o nome Goll (O de Um Olho) foi dado para ele. Sobre ele, é dito:

“Aed foi o nome do filho de Daire,
Até Luchet da fama, o ferir;
Uma vez que a pesada lança o feriu,
Por isso ele foi chamado de Goll.”

Goll matou Luchet, e foi por causa desta batalha que uma contenda hereditária existiu entre os filhos de Morna e os de Finn mac Cumaill. Daire tinha dois nomes, Morna e Daire.

Depois disso, Muirne foi até Conn, pois seu pai, o druida Tadg, a rejeitou e não permitiu que ela fosse até ele, pois ela estava grávida, e ordenou que seu povo a queimasse. No entanto, ele não ousou destrui-la contra o desejo de Conn, que, quando a menina perguntou como ela deveria agir, disse, “Vai até Fiacal, filho de Conchenn, até Tara Mairci, e dá à luz lá.” Ele disse isso pois a irmã de Cumall era a druidesa Dodball, a esposa de Fiacal. Connla, o empregado de Conn, foi com ela para escoltá-la até ela chegar na casa de Fiacal, em Tara Mairci. Muirne foi recebida por Fiacal e sua esposa e deu à luz um filho cujo nome dado foi Demne.

Demne permaneceu em Tara Mairci até ele ter sido capaz de saquear todos os seus inimigos. Ele então declarou guerra ou ofereceu um combate singular contra Tadg, a menos que o eric[3] (multa) completo pelo seu pai fosse dado. Tadg disse que lhe daria o julgamento de que Almu, como estivesse, seria cedida para ele para sempre e que Tadg a deixaria. Isso foi feito. Tadg deixou Almu para Demne, posteriormente chamado de Finn, e foi até Tuath Dathi, a sua própria terra hereditária, e morou em Cnoc Rein, que é chamada de Tulach[4] de Tadg nos dias de hoje. Por isso, é dito:

“Finn exigiu de Tadg das torres,
Pela morte de Cumall o grande,
Batalha, sem pausa, sem demora,
Ou que ele obtivesse um combate singular.
Por Tadg não ser capaz de manter uma batalha
Contra o alto príncipe,
Ele deixou para ele – foi o suficiente para ele –
Almu inteiramente, da forma como estava.”

Finn posteriormente foi para Almu e morou lá, sendo sua principal residência enquanto ele viveu. Finn e Goll fizeram a paz depois disso, e o eric pelo seu pai foi dado para Finn pelo clã Morna. Eles viveram pacificamente até uma disputa entre eles acontecer em Tara Luachra, a respeito do porco-Slanga, quando Banb Simm, filho de Maelenaig, foi morto. Dele é dito:

“Eles fizeram a paz posteriormente –
Finn e Goll das poderosas façanhas –
Até Banb Sinna ser morto
A respeito do porco, em Tara Luachra.”
     
Fonte: Celtic Literature Collective. “The cause of the battle of Cnucha”, traduzido por Mary Jones. Disponível em: <http://www.maryjones.us/ctexts/f01.html>. Acesso em: 21 de agosto de 2017.

Para acessar o texto em .pdf, clique aqui



[1] De acordo com a obra “Encyclopedia of the Celts”, de Knud Mariboe, o termo significa “reinado.” (Nota de tradução)
[2] Atual Colina de Allen (ou Cnoc Alúine), situada no oeste do Condado de Kildare, em Leinster. (N.T.)
[3] Uma forma de multa ou retribuição dada como compensação pela morte de alguém ou por outros grandes crimes. (N.T.)
[4] Palavra traduzida como “montanha”. (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário