terça-feira, 1 de agosto de 2017

Pão de trigo para o Lugnasad

Lugnasad sem pão, não é Lugnasad! Seja para servir de alimento ou ser ofertado, o pão é uma peça fundamental nas celebrações do Lugnasad. Como um festival da primeira colheita – que obviamente inclui a colheita de grãos – o pão era o sinal da fartura de grãos colhidos para os gaélicos, seja o trigo, o centeio, a cevada ou aveia, onde todos eles podem ser transformados magicamente em pães, ou outras variações, como os famosos bannocks. A receita que vou ensinar hoje é o do pão de trigo, feito com ingredientes que qualquer um deve ter em casa.
  
Pão de trigo do Lugnasad


Ingredientes

- 3 xícaras de farinha de trigo branca
- ¼ de xícara de óleo ou azeite
- meia colher de chá de sal
- 1 ½ colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de água morna (seu dedo deve aguentar ficar dentro da água por alguns segundos)
- 10g de fermento biológico seco (equivalente a 1 sachê) ou 30g de fermento biológico fresco

Tempo de preparo e rendimento

Cerca de 10 minutos para o preparo, mais 40 minutos de descanso e 50 minutos de forno, contabilizando 1h40 minutos. Rende entre 6-8 pãezinhos.

Modo de preparo

1. Em primeiro lugar, ligue o forno e deixe aquecendo a 180°C.

2. Coloque a farinha de trigo em uma tigela, junto com o açúcar, o sal e o fermento. Tome cuidado para não colocar o sal próximo ao fermento. Misture todos os secos.



3. Acrescente o óleo e a água morna e misture bem até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos (ela ainda vai ficar um pouco pegajosa, mas é normal). Caso opte pelo fermento biológico fresco, a ordem é diferente. Primeiro, adicione o fermento fresco e o açúcar, e amasse o fermento até virar uma pasta, e então, acrescente o óleo, a água, misture, e por fim, acrescente a farinha e o sal.  

4. Sove a massa por cerca de 5 minutos. Molde uma bola e deixe na tigela descansando por 40 minutos, cobrindo a tigela com um pano de prato limpo e seco.  



5. Após o tempo de descanso, a massa já terá dobrado de tamanho, e então “desinfle” a massa com os dedos delicadamente, divida em pedaços menores e molde os seus pãezinhos no formato que desejar.  

6. Ponha-os na assadeira, com um espaço entre eles, já que eles vão crescer no forno. Se desejar, faça cortes no pão com uma faca afiada e passe uma misture de óleo e cúrcuma sobre sua superfície para deixá-los douradinhos. Dentro do forno, coloque também uma forma na parte debaixo, com 1 xícara de água para criar vapor lá dentro, ajudando a criar a “casquinha” do pão.  




7. Deixe assando por cerca de 50 minutos a 250°, ou até você ver que estão douradinhos e a casa esteja com um cheiro bom! O tempo de preparo pode variar dependendo do forno, então, é sempre bom ficar de olho. É importante não abrir o forno para não desregular a temperatura lá dentro. Está pronto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário