quinta-feira, 11 de maio de 2017

Caudle para o Beltain

O caudle é uma receita escocesa tradicional, feita normalmente com ovos, aveia e alguma bebida alcoólica, normalmente vinho branco ou cerveja inglesa. O caudle feito para o Beltain, que é a receita abaixo, adiciona leite na composição, mas apesar de ser para o Beltain, pode ser usado em qualquer outro festival ou ocasião, como oferenda, uma bebida ou acompanhamento para alguma sobremesa, como bannocks, por exemplo. Apesar de ser um dos ingredientes principais, eu optei por fazer sem álcool, assim como os temperos também são opcionais.    

Caudle para o Beltain

Caudle usado como oferenda, junto com bannocks.

Eu adaptei essa receita da encontrada no site “Tairis” (link aqui), principalmente em questões de medidas. Como o caudle que eu fiz não levou álcool, você pode adicionar a gosto no final, antes de servir, usando a base ensinada abaixo.  

Ingredientes

- 2 colheres de sopa bem cheias de aveia em flocos finos
- 1 e ½  xícara de leite
- 1 ovo batido
- 2 colheres de sopa de açúcar (ou mais, a gosto)
- 1 pitada de sal
- canela em pó (a gosto)

Tempo de preparo e rendimento

Leva cerca de 15 minutos de preparo e rende 1 copo cheio.  

Modo de preparo

1. Em primeiro lugar, bata o ovo rapidamente e adicione a canela.



2. Coloque o leite com a aveia, o açúcar e o sal em uma panela, e mexa em fogo médio por aproximadamente 5 minutos até começar a engrossar levemente.



3. Adicione o ovo e continue mexendo bem, para não grudar no fundo da panela ou queimar, até chegar na consistência de um mingau não muito espesso, de forma que dê para beber. Está pronto!

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário