domingo, 2 de abril de 2017

Ideia para um conjunto de Ogham

Go mbeannaí Ogma daoibh! Quis compartilhar essa pequena e simples ideia com vocês para a criação de um conjunto de ogham, de uma maneira simples, rápida e econômica, para aqueles de nós que não podem fazer um conjunto pirografado ou entalhado em madeira, ou que não podem comprar um conjunto pronto. Com apenas dois materiais, é possível fazer um conjunto de ogham de forma bastante simples e que pode ser tão eficaz quanto outro qualquer conjunto disponível no mercado. Para aqueles que não sabem o que é o ogham ou estão pouco familiarizados com o termo, sugiro dar uma olhada na “Leitura recomendada” disponível no final do texto.


Conjunto de Ogham com palitos de sorvete


Materiais necessários
- 20 palitos de sorvete (ou mais)
- 1 caneta do tipo nanquim ou outra similar

Passo-a-passo

1. Em primeiro lugar, separe 20 palitos de sorvete da embalagem. Pode ser que você precise de mais se uma peça não ficar do jeito esperado ou quebrar durante o processo. Separe as peças mais claras e que não tenham muitas manchas, fissuras ou alguma outra deformidade.


2. Opcionalmente, se as extremidades do palito forem arrendondadas, você pode preferir cortá-las com o auxílio de uma tesoura. Se o palito que você comprar não tiver as bordas dessa forma ou se você optar por deixá-las assim, simplesmente pule essa etapa. Aqui, optei por não fazer esse processo já que na maioria dos casos, o palito rachava e não ficava com o resultado esperado.


3. Pegue então a nanquim e um palito, e faça a primeira peça, o fid beith, B. Tomei o cuidado de fazer esse primeiro, tal como Ogma, o criador do alfabeto. Marque no palito as informações principais: o símbolo, a letra (opcionalmente) e o nome, ou quaisquer outras informações além que você desejar, como a árvore correspondente, ou deixar apenas o símbolo. Você escolhe o que for melhor para trabalhar depois.


4. Repita o processo com o restante das letras (ver a relação mais abaixo). Reserve alguns minutos para secar antes de mexer nas peças, pois a tinta pode manchar, dependendo da caneta utilizada. Está pronto!


Dica: antes de usar, você pode preferir purificar o conjunto borrifando (bem pouco) água lustral (feita com água pura, folhas e bagas de junípero ou prata, ouro e saliva) e depois usá-lo em um rito para pedir a bênção e a sabedoria de Ogma.

Relação das letras e símbolos

Ogham
Símbolo
Letra
Nome
b
B
Beith
l
L
Luis
f
F
Fearn
s
S
Saille
n
N
Niom
h
H
Húath
d
D
Duir
t
T
Tinne
c
C
Coll
q
Q
Quert
m
M
Muin
g
G
Gort
y
NG
Ngétal
z
STR
Stráif
r
R
Ruis
A
A
Ailm
o
O
Onn
u
U
Úr
e
E
Edad
i
I
Idad

Leitura recomendada sobre o tema

The Ogham Tract, um fragmento do manuscrito Auraicept na n-Éces, contendo a história de origem do alfabeto, a relação de suas letras com as árvores e seus simbolismos. A fonte principal e mais importante sobre o tema.

Práticas mânticas e oraculadores dos gaélicos pré-cristãos, de Leonni Moura, contendo um capítulo destinado à adivinhação através do Ogham, com sugestões de interpretações para as “jogadas”.

Expanded Ogham Guide, de Morgan Daimler, contendo as ideias de interpretações para as letras Ogham segundo as gnoses da própria autora.

Ogham: Oráculo dos Druidas, de Osvaldo R. Feres, um blog com o material mais completo e extenso sobre o tema disponível em português, contendo também algumas sugestões de interpretações para as “jogadas” baseadas nas gnoses do próprio autor, e algumas sugestões para as “jogadas”.

Oghma Grianainech, de Mary Jones, com algumas informações básicas sobre o deus Ogma, para aqueles interessados em informações que possam nortear o culto para ele e a construção de um rito afim de solicitar suas bênçãos e sabedoria.

Que Ogma Grianainech abençõe a todos com sabedoria e eloquência. Slán!

O deus Ogma. Autoria desconhecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário