domingo, 5 de fevereiro de 2017

Poundies para o Oímelc

O poundies, também conhecido como champ ou bruítín, é um tradicional prato irlandês consumido na época do Lá Fhéille Bríghde na Irlanda, festival que tem origens no Oímelc pré-cristão. A receita pode variar dependendo da localidade, mas em essência, os principais ingredientes são o purê de batata com leite, manteiga e cebolinha. O poundies é diferente do colcannon, já que este leva repolho branco ou repolho crespo no lugar da cebolinha. Esse prato é bem simples, fácil e barato de fazer, e tradicionalmente, toda a família participava da maceração das batatas. No Rito da Soleira, feito no Lá Fhéille Bríghde na Irlanda, a maceração de batatas era uma parte importante da cerimônia, mas se a maceração era destinada à feitura do poundies, não sabemos; de qualquer forma, este prato tem um papel de destaque no festival hoje.

Poundies para o Oímelc




Como dito acima, os ingredientes principais da receita são as batatas, a cebolinha, o leite e a manteiga. Como estou evitando o consumo de laticínios, dei uma adaptada na receita tradicional substituindo o leite pela água do cozimento, e a manteiga, por ou azeite. De qualquer forma, dei as duas opções aqui caso você não tenha problemas com laticínios.

Ingredientes

- 5 batatas pequenas
- ½ de xícara de leite (ou da água do cozimento das batatas)
- 2 colheres de sopa cheia de manteiga ou margarina (ou azeite)
- 2 dentes de alho picados
- ½ xícara de cebolinha picada (ou mais, se preferir)
- Sal e pimenta do reino (ou curry, opcionalmente) em pó a gosto
- 1 folha de louro (opcional)

Tempo de preparo e rendimento

Leva cerca de 30 minutos de preparo, e rende 4 porções se for servida com um acompanhamento, como arroz, ou 2 porções se for consumido como prato principal.

Modo de preparo

1. Primeiro, descasque as batatas e pique em pedaços. Coloque os pedaços em uma panela e cubra com água, adicionando sal e a folha de louro (opcional), e leve ao fogo alto até elas ficarem bem molinhas.


2. Enquanto as batatas cozinham, pique o alho e a cebolinha. Reserve.


3. Quando as batatas estiverem bem molinhas, escorra e coloque as batatas em um recipiente para macerar. Neste ponto, é tradicional que toda a família esteja envolvida na maceração, mas se sua família não tem a mesma religião que você, não tem problema! Se for usar a água do cozimento, não esqueça de reservar ½ xícara dela.


4. Refogue o alho picado no azeite ou óleo, e espere até eles ficarem levemente dourados. Coloque o purê de batata e misture até o alho se espalhar.

5. Acrescente o leite e a manteiga e misture tudo até ficar um creme uniforme.



6. Adicione a cebolinha e os temperos de sua preferência. Nesta receita, eu usei o curry que deu um sabor maravilhoso, mas você pode colocar só sal e pimenta do reino. Misture tudo para a cebolinha e os temperos ficarem bem espalhados.


7. Coloque no recipiente que for servir, cabe um “buraco” no meio e coloque mais uma colher de manteiga ou margarina no centro para derreter com o calor do purê. Está pronto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário