domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bannock de aveia

Bannocks, em geral, são um tipo de pães ou bolinhos escoceses feitos com farinha de alguns cereais, como o trigo e a aveia. Eles podem ser chamados de vários nomes dependendo do local onde eram feitos, do tipo de ingredientes utilizados ou da época em que eram feitos. O que vou ensinar aqui é o bannock de aveia, que apesar de eu ter usado para o Oímelc, você pode usar para qualquer ocasião ou festival, como uma oferenda ou para consumo.

Bannock de aveia



Eu adaptei essa receita da encontrada no site “Tairis” (link aqui), principalmente em questões de medidas.

Ingredientes

- ¾ de xícara de aveia em flocos
- 4 colheres de sopa de água morna
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou manteiga derretida
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar (ou mais, fica a gosto)
- Especiarias a gosto, como cravo em pó, canela em pó, etc. (opcional)

Tempo de preparo e rendimento

Leva cerca de 10 minutos de preparo e mais 30 minutos de forno, e rende 4 fatias que podem servir duas pessoas. Se quiser fazer em maior quantidade para mais pessoas, é recomendado fazer outra receita ao invés de dobrar esta, já que a massa tende a ficar mais dura se você não for rápido o suficiente em trabalhá-la.

Modo de preparo

1. Em primeiro lugar, coloca a aveia em flocos no liquidificador, e bata até formar bastante farinha, mas que ainda tenha alguns flocos inteiros de aveia, como na imagem abaixo.


2. Coloque a aveia em um recipiente e acrescente o sal, o açúcar, o bicarbonato de sódio e as especiarias que você quiser usar (opcional). Misture tudo e cave um buraco no centro, como na imagem.


3. Neste “buraco”, coloque o óleo e mexa com uma colher no sentido horário até formar uma massa mais ou menos esfarelada.


4. Adicione a água, aos poucos, e vá mexendo (no sentido horário) rapidamente para formar uma massa rígida, mas que dê para trabalhar. Enquanto coloca a água, diga:

“Abundância e prosperidade da família,
Mistério e proteção de Brigit.”

5. Agora você precisar ser rápido, já que a massa endurece com facilidade. Em uma superfície limpa, polvilhe aveia e coloque a massa, moldando para que dê o formato de um círculo, deixando a massa grossa ou fina ao seu critério.


6. Transfira a massa nesse formato para uma forma, e com uma faca, divida em quatro partes iguais, e depois, faça um buraco no meio dela usando o seu dedo, como tradicionalmente era feito. É muito importante tomar cuidado para a massa não partir ou quebrar, e caso isso aconteça, jogue essa parte fora ou dê como oferenda, pois tradicionalmente era visto como um mau presságio. Se alguma dessas partes for destinado à alguém, diga:

“Abundância e prosperidade para _ (nome da pessoa),
Mistério e proteção de Brigit.”


7. Asse em forno pré-aquecido a 220°C por 30 minutos ou até ficar cozido. Sirva enquanto estiver bem quentinho, e tradicionalmente, colocava-se queijo, manteiga ou geléia e compota de frutas. Está pronto!

Alguns comentários: Eu comi um desses bannocks puro, e não gostei muito pois a massa ficou um pouco dura e ressecada. Sendo assim, você pode adicionar mel ou melado de cana na massa antes de comer, assim como frutas para acompanhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário