terça-feira, 1 de novembro de 2016

Torta de abóbora para o Samhain

Essa receita de torta de abóbora é uma boa pedida para o Samhain. Apesar de não ser “tradicional”, ela é perfeita para quem fez as lanternas do Samhain com a abóbora (que originalmente eram feitas com nabos, por sinal), e não sabem o que fazer com a abóbora que tirou de dentro! Embora a ábobora não seja um alimento tradicional da estação (ela sequer é nativa dos países gaélicos), ela está profundamente enraizada no imaginário ocidental do Halloween, que é o “descendente” do Samhain, e, embora possa ser colhida no ano inteiro, a abóbora inevitavelmente evoca bastante essa imagem de “colheita” bastante presente no Samhain (apesar de tudo que fosse deixado no campo após a estação não devesse ser consumido de forma alguma!).


Torta de abóbora para o Samhain




Eu adaptei a receita que peguei deste site. Infelizmente, não tive tempo para adaptar uma versão sem leite e sem ovos para as pessoas que não comem ou são intolerantes à lactose, mas assim que testar, eu atualizo aqui! Acredito que possa substituir a abóbora por moranga também.

Ingredientes

- 1 ½ xícara de purê de abóbora
- 1 xícara de leite
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo vegetal
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Manjericão ou orégano desidratado (opcional)
- 2 folhas de louro (opcional)

Tempo de preparo e rendimento

Demora 20 minutos para o cozimento da abóbora em panela normal (se fizer na panela de pressão, o tempo será bem menor), 10 minutos para o preparo da massa e 30 minutos de forno, resultando em 1 hora para preparo. Se utilizar uma forma quadrada ou retangular, rende aproximadamente 8-9 pedaços.

Modo de preparo

1. Em primeiro lugar, cozinhe a abóbora com duas folhas de louro (opcional) em fogo alto até ficar bem mole, quase desmanchando. Coloque em um recipiente grande e faça um purê com ela.



2. No liquidificador, coloque o óleo, o leite, os ovos e a farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata até formar uma massa homogênea. Pode ser necessário que auxilie com a colher em algumas horas, para não danificar o aparelho.



3. Pré aqueça o forno a 250°. Após bater, transfira a massa para o recipiente com o purê e misture bem até formar uma massa uniforme. 



4. Adicione o fermento e mexa delicadamente até incorporar todo na massa. Coloque dentro de uma forma. Se gostar, polvilhe manjericão ou orégano desidratado por cima.




5. Coloque a forma dentro do forno para assar por cerca de 30 minutos ou até espetar uma faca e ela sair limpa. Está pronto!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário