terça-feira, 1 de novembro de 2016

Colcannon para o Samhain

O colcannon é outro prato irlandês tradicional bastante consumido no Samhain, consistindo basicamente de um purê de batatas misturado com leite, manteiga, repolho ou repolho crespo e cebolinha. É também conhecido em irlandês como cál ceannann, significando “repolho de cabeça branca”, e similar ao barmbrack, pequenos amuletos eram colocados dentro do prato, cada um simbolizando algo que a pessoa que o encontrou obteria: uma moeda significava riqueza, um anel simbolizava casamento, um botão era uma graduação, uma fúrcula era a realização de um desejo, e etc. Era servido em um grande prato único para toda a família consumir, e no meio do colcannon era “cavado” um buraco onde era colocada bastante manteiga para derreter com o calor da comida, de forma que todos podiam passar a colher na manteiga para consumir junto com o purê.


Colcannon para o Samhain




Os ingredientes principais do colcannon é o purê de batata com leite e manteiga, repolho e cebolinha. Na Irlanda, a receita e a quantidade de ingredientes variam de acordo com a região, tendo lugares que adicionam também bacon ou presunto. Como não consumo, optei por não colocá-los aqui nesta receita, porém, você pode adicionar a gosto se assim desejar.

Ingredientes

- 3 batatas grandes cozidas
- 2 xícaras de repolho branco bem picado (ou repolho crespo, se estiver disponível na sua cidade)
- 1 xícara de de leite
- 2 colheres de sopa cheia de manteiga ou margarina
- 2 dentes de alho picados
- ½ xícara de cebolinha picada (ou mais, se preferir)
- Sal e pimenta do reino em pó a gosto

Tempo de preparo e rendimento

Leva cerca de 30 minutos de preparo, e rende 4 porções se for servida com um acompanhamento, como arroz, ou 2 porções se for consumido como prato principal.

Modo de preparo

1. Primeiro, descasque as batatas e pique em pedaços. Coloque os pedaços em uma panela e cubra com água, levando ao fogo alto até elas ficarem bem molinhas. Escorra a água e transfira as batatas para um recipiente, amassando-as para fazer um purê. Reserve. 



2. Em outra panela, coloque os alhos picados e deixe dourar bem levemente com um pouco de óleo ou azeite. Em fogo baixo, adicione o repolho branco bem picadinho e deixe refogando por uns 5 minutos.



3. Após dar uma leve refogada, adicione o leite, e em seguida, a manteiga. Misture tudo e deixe o repolho cozinhar rapidamente até dar uma leve amolecida e a manteiga derreter completamente.



4. Desligue o fogo e adicione o purê de batatas, misturando bem até incorporar tudo e criar um purê homogêneo. Adicione a cebolinha bem picada e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture novamente até incorporar bem.




5. Coloque o que irá ser servido em um prato, cavando um buraco no centro. Adicione uma colher cheia de manteiga nesse buraco, e espere a manteiga derreter para comer. Está pronto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário