terça-feira, 1 de novembro de 2016

Barmbrack para o Samhain

O barmbrack, traduzido literalmente como “pão malhado”, em alusão às frutas cristalizadas, é um alimento irlandês bastante consumido na época do Samhain. Também conhecido como bairín breac, trata-se de um pão ou bolo (similar ao panetone encontrado aqui no Brasil), cujos ingredientes principais são o chá preto, frutas secas (tradicionalmente sultanas e uvas passas) e farinha. Como o Samhain é uma época onde diversos jogos divinatórios são feitos, uma moeda normalmente era adicionada na massa antes de ir para o forno, e a pessoa que pegasse a fatia do pão com a moeda dentro teria sorte por todo o ano. O barmbrack é consumido na Irlanda com manteiga passada na fatia, mas como não gosto muito de mistura de doce com salgado, não consumi dessa forma, portanto, vai de cada um. O barmbrack também é uma ótima opção para o café da manhã do próprio dia do Samhain, 1º de novembro.


Barmbrack para o Samhain



Essa receita é uma adaptação de diversas receitas. Embora a forma de preparo seja um pouco diferente uma das outras, os ingredientes principais tendem a ser os mesmos.

Ingredientes

- 1 xícara de frutas cristalizadas
- 425ml de chá preto gelado
- 2 ½ xícaras de farinha de trigo branca
- 1 ovo batido (não tive tempo de testar uma receita sem ovo para pessoas que não comem ou tem alergia, mas caso eu venha testar futuramente, eu atualizo aqui!)
- 1 ½ xícara de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó 

Tempo de preparo e rendimento

Leva 8 horas para deixar as frutas cristalizadas de molho no chá preto, mais aproximadamente 10 minutos de preparo da massa e por volta de 50 minutos para assar, resultando em 9 horas totais para o preparo. O rendimento vai depender da forma e da espessura que cortar as fatias, mas tende a render bastante.

Modo de preparo

1. Em primeiro lugar, na noite anterior ao preparo, coloque o chá preto gelado (para fazer, basta colocar a quantidade de água em um recipiente e deixar um saquinho de chá preto, facilmente encontrado em supermercados, dentro da água) em um recipiente junto com as frutas cristalizadas, deixando de molho por oito horas na geladeira.



2. Passado o tempo, tire o recipiente da geladeira e vá adicionando farinha de trigo aos poucos para não empelotar. Quanto formar uma massa homogênea, adicione o açúcar e o ovo batido e mexa novamente.



3. Aqueça o forno a 250° e unte a forma com óleo e farinha (se for antiaderente não precisa untar). Adicione uma colher de sopa do fermento na massa e misture bastante e bem delicadamente.




4. Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos ou até você espetar uma faca e ela sair limpa. O tempo de assar pode mudar de forno para forno, só é importante não abrir o forno nos primeiros 20-30 minutos para não solar. Espere esfriar para desenformar e está pronto!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário