quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Celebrando o Samhainn

Fonte: Site ‘Tairis’ – Celebrating Samhainn. Disponível em: < http://www.tairis.co.uk/celebrations/celebrating-samhainn/>. All content by Annie Loughlin ©2015-2016. 

Celebrando o Samhainn

                É difícil ignorar o fato do Samhainn coincidir exatamente com o Halloween, e existe um motivo muito óbvio para isso: o Halloween é o descendente direto do Samhainn. Como tal, muitas das tradições do Halloween que conhecemos e amamos hoje tem raízes nos costumes do Samhainn, e de todos os festivais gaélicos este é talvez o mais fácil para aqueles de nós que celebraremos com os outros, onde que em outras ocasiões, celebraríamos sozinho.


  • Na correria do Oidhche Shamhna, limpe e organize a casa para deixar tudo em ordem. Pegue de volta quaisquer itens que foram emprestados e assegure-se de que tenhas comida em seu depósito. 
  • Decore a casa com (ou apenas o seu altar, se preferir) plantas sazonais apropriadas e outras decorações assustadoras.
  • Tu terás que planejar algumas coisas com antecedência – um banquete (ou uma refeição especial) é o tradicional, então tu terás que decidir o que você quer e assegurar-se de que tenha tudo de antemão. Você também pode querer decidir que tipo de oferendas quer fazer; se quiser fazer um bonnach Samhthain (ou mais de um), então terás que deixá-los prontos para a celebração. Assegure-se também de que tenhas as velas e outros itens necessários.
  • Faça uma lanterna de nabo (ou mais de uma, se quiser). Provavelmente terás que fazê-las com antecedência já que pode tomar bastante tempo. Abóboras podem ser usadas se preferir (alternativamente ou adicionalmente), ou pode também tentar usando beterrabas, nabos brancos ou até mesmo batatas grandes.
  • Acenda a Samhnag (a fogueira de Samhainn) – ou uma chama caso não seja possível – no entardecer da véspera de Samhainn, e faça suas oferendas e orações iniciais.
  • Tochas de urze, acendidas na fogueira/chama pode ser carregada até os limites de sua propriedade para repelir as influências malignas. As cinzas da fogueira também podem ser espalhadas ao redor da sua propriedade para o mesmo propósito e para garantir a fertilidade no próximo ano.
  • Faça um banquete para a véspera do Samhainn, preferivelmente com bastante amigos para celebrar e festejar... Pão de gengibre, crowdie (cranachan), colcannon, purê de batatas, bolos, maçãs, nozes, repolho e quaisquer outras colheitas sazonais são alimentos apropriados para incorporar no banquete.
  • Tente fazer algumas divinações do Samhainn durante ou após o festejo.
  • Jogos também podem ser jogados – especialmente algo que as crianças gostem!
  • Faça a Parshell de Samhainn e coloque-a acima da porta para proteção no próximo ano. Alternativamente, se você preferir manter suas tradições como escocesas, você pode fazer um amuleto de sorveira, ao invés; a Parshell é feita da mesma forma que o amuleto de sorveira, usando palha ao invés de lã vermelha. A Parshell deve ser substituida todos os anos, com a velha Parshell sendo transferida de uma parte da casa para outra, para outras construções na sua propriedade, ou (na era moderna) até mesmo para o carro. Alternativamente, as Parshells velhas podem ser enterradas ou queimadas na fogueira.
  • Purifique a casa com água ou junípero.
  • Se possível, evite sair na véspera de Samhainn para evitar atrair atenção desnecessária – esse é especialmente o caso após a meia noite, quando diz-se que o Bom Povo estão mais ativos. Uma pequena cruz de sorveira amarrada com lã vermelha, levada no bolso, pode ajudar a proteger o viajante do mal, se necessário, ou, um item de vestuário pode ser usado do avesso.
  • Tem, é claro, as fantasias – acredita-se que sair fantasiado confundia os espíritos. Tradicionalmente, as crianças não saiam para pedir “doces ou travessuras”, mas (e ainda fazem na Escócia, pelo menos) faziam um pouco de entretenimento em troca de algo deleitoso. Isto poderia ser uma canção, uma piada, um poema ou qualquer outra performance. As travessuras vêm quando recusam a performance do fantasiado ou quando ele sente que o anfitrião está sendo muito mesquinho.
  • Tu podes querer fazer uma vigília, ficando acordado até o sol nascer. Isto pode ser feito em silêncio e meditação, ou, se estiver com amigos ou pessoas queridas, você pode intercalar períodos silênciosos para lembrar-se de seus amados mortos.
  • Tu podes obter um antigo álbum de fotografia e olhar as fotos; passe a memória de seus amados mortos para seus filhos.
  • Narrativas são passatempos particularmente apropriados para este festival.
  • Se você não fizer uma vigília, deixe um lugar na mesa para seus ancestrais, com comida e bebida para eles como uma oferta de hospitalidade, antes de ir para a cama. Ore para eles e os receba em seu lar.
  • Velas podem ser deixadas acesas durante a noite inteira (se possível, faça isso de forma segura) na lareira, para honrar aqueles que se foram recentemente, e oferecer um pouco de luz na escuridão para quaisquer ancestrais que podem visitá-lo.
  • Faça o bonnach Samthain para o desjejum na manhã do Samhainn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário