segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Sopa de lentilhas e legumes para o Lugnasad

O tema central do Lugnasad é a primeira colheita de grãos, legumes e frutas. Sendo assim, essa receita se encaixa bastante bem no clima do Lugnasad, simbolizando a fartura e a abundância, duas características tão presentes no festival. Essa sopa é composta de lentilhas, um tipo de grão, e quatro tipos de legumes diferentes.  Dizia-se que nas grandes festas comunitárias do Lugnasad, eram feitos grandes banquetes com todas as verduras, frutas, grãos e legumes colhidos na época, e uma refeição calorosa no dia do festival era capaz de assegurar um ano sem fome e sem miséria; sendo assim, escolhi esta receita para ilustrar bem esse clima abundante da primeira colheita.


Sopa de lentilhas e legumes para o Lugnasad


Essa receita é uma adaptação dessa daqui. Todas as fotos foram tiradas por mim. 

Ingredientes
- 1 xícara de chá de lentilhas
- ½ cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 batata média
- 1 cenoura média
- 1 chuchu médio
- 1 abobrinha média
- Sal a gosto
- Temperos a gosto (eu usei páprica doce, orégano, manjericão e pimenta do reino)

Tempo de preparo e rendimento
Cerca de 1 hora para preparo e serve bem até 6 pessoas.

Modo de preparo
1. Em primeiro lugar, você precisa deixar a lentilha de molho na água por cerca de 8 horas. Então, se você planeja fazer essa receita, tem que pensar nisso com antecedência.



2. Passado o tempo da lentilha, escorra a água e a lave bem, escorrendo mais uma vez em seguida. Reserve.
3. Pique o alho e a cebola. Reserve.
4. Pique todos os legumes em cubos pequenos, e em seguida, lave-os. Reserve.



5. Em uma panela grande, doure o alho e a cebola em um fio de óleo ou azeite. Quando já estiver dourado, acrescente a lentilha e deixe refogando por cerca de 5 minutos.




6. Em seguida, jogue todos os legumes dentro da panela, misturando com a lentilha, e deixe refogando por cerca de 10 minutos.



7. Depois disso, jogue água o suficiente para cobrir os legumes duas vezes, o que dá cerca de 3 ½ xícaras de água (pelo menos na minha panela deu). Tempere com sal e os temperos de sua preferência, tampe a panela e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando, por cerca de 30-40 minutos. O ponto é quando o caldo estiver encorpado com a lentilha, e levemente grosso, como na imagem. (Dica: eu não tentei, mas se cozinhar na panela de pressão, o tempo de preparo pode diminuir, só que os legumes devem ser acrescentados depois de certo tempo do cozimento da lentilha, para não ficar muito molengas, assim como o refogado de alho e cebola)




8. Sirva com pão e um fio de azeite por cima. Feliz Lugnasad e bom apetite!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário