quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Cally irlandês para o Lugnasad

Continuando com a série de receitas para o Lugnasad, trago para vocês essa deliciosa e fácil receita que nada mais é que um purê de batatas com alho, tradicionalmente feito durante esse festival. A tradição nos conta que o cally era preparado na maior casa da aldeia com ajuda de toda a comunidade – enquanto uns preparavam a batata, outros cortavam o alho, e outros faziam pequenas colheres de madeira para poderem se servir. Ao ficar pronto, o cally era então partilhado por todos como uma calorosa refeição, e acreditava-se que as pessoas da aldeia que não partilhasse esse costume, teria má sorte durante o ano seguinte. Curiosamente, o alho adicionado nessa receita foi o fator que deu origem a um dos nomes do Lugnasad, que também era conhecido como “Domingo do Alho”, já que muitas das celebrações aconteciam no domingo, que era um dia de descanso do trabalho agrícola nas comunidades rurais da Irlanda.


Cally irlandês para o Lugnasad


Ingredientes
- 2 batatas grandes
- ¾ de xícara de leite
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 dentes de alho picados
- Sal a gosto

Tempo de preparo e rendimento
Por volta de 40 minutos para preparo, e serve bem até 2 pessoas se for consumido como prato principal.

Modo de preparo
1. Primeiro, corte as batatas em cubinhos médios, coloque na panela e cubra com água até cobrir todas as batatas. Adicione uma pitada de sal e leve ao fogo médio-alto até elas ficarem bem macias.



2. Enquanto as batatas cozinham, pique o alho em pedacinhos bem pequenos para que se espalhe homogeneamente na receita. A versão tradicional nos diz que o alho era fatiado bem fininho, mas decidi picar aqui em pedacinhos para que se espalhasse melhor no purê. O alho também pode ser cozido junto com as batatas, mas decidi colocar o alho “cru” mesmo. Picado ou fatiado, cozido ou cru, a opção é de vocês.   



3. Quando estiverem bem cozidas, tire as batatas do fogo e escorra a água.
4. Coloque em um pote e amasse-as bem até formar um purê homogêneo.



5. Adicione primeiro a manteiga, e amasse novamente até ela se dissolver razoavelmente, e então, adicione o leite, e novamente amasse e misture para formar uma pasta uniforme.
6. Depois, adicione o alho e misture novamente para espalhar.



7. Por último, “cave” um pequeno buraco no meio do purê, e coloque uma colher de manteiga lá, para que se dissolva naturalmente com o calor vindo do purê, como era feito tradicionalmente.
8. Sirva bem quentinho e com a manteiga derretendo. Feliz Lugnasad e bom apetite.


(Opcionalmente, cebola picadinha também podia ser adicionada no purê, assim como repolho branco bem picado e cebolinha. Caso o repolho fosse adicionado, a receita viraria o colcannon, outra receita tradicional irlandesa, mas normalmente feita no Samhain.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário