quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Gaeilge: Lição 1


Lição 1

Fonte: Erin’s Web - Learn Irish Gaelic. Disponível aqui: <http://www.erinsweb.com/gae_index.html>. © Bitesize Irish Gaelic Ltd. 2014, unless otherwise stated. All rights reserved.

                O propósito do curso é dar as pessoas, sejam elas descendentes de irlandeses ou não, um conhecimento prático da língua irlandesa. Esse curso começa com o básico e é inteiramente autônomo. Nós o planejamos especialmente para as pessoas que estudam sozinhas ou que estudam em pequenos grupos sem um professor, livros ou gravações.


                Para manter suas lições anteriores em mãos, a cada semana tire as lições do papel e coloque-as em um notebook para que você possa tê-las disponíveis para revisões ou referências.

                A pronúncia e os métodos de estudo são importantes para aqueles que estão aprendendo irlandês dessa forma. Diremos algumas palavras sobre esses dois assuntos primeiro.

A pronúncia

                Os norte-americanos que estuda irlandês sempre aprendem a pronúncia seja de um falante nativo ou de muitas gravações que acompanham livros didáticos. Por não sermos capazes de ensiná-los a pronúncia dessas formas, daremos um simples guia de pronúncia e instruções extras de tempos em tempos. No entanto, se você tem a oportunidade de escutar um falante nativo, escute. Existem diferenças regionais na pronúncia do irlandês, assim como em outras línguas, mas se o falante conversar lentamente e claramente, você terá pouco problema para entender as palavras que já conhece.

                A pronúncia dada no guia para essa série de lições não são baseadas exclusivamente em alguma região da Irlanda. Quando as diferenças regionais forem significantes, daremos a vocês as outras pronúncias e usos, para facilitar a conversa com todos os falantes.

Método para estudo


  1. Aprenda o guia de pronúncia e pratique com as palavras que daremos.
  2. Para cada palavra, frase ou sentença em irlandês, primeiramente veja o guia de pronúncia (que sempre estará entre parênteses) e diga a(s) palavra(s) diversas vezes em voz alta. Olhe então para a palavra em irlandês e a pronuncie mais vezes. Após você ter terminado as lições dessa forma, escreva as palavras em irlandês, copiando-as e dizendo elas em voz alta enquanto copia.
  3. A cada vez que você disser uma palavra ou frase em irlandês, tente formar uma imagem de seu significado em sua mente. Apesar de isso ser difícil para algumas palavras, persista e se tornará mais fácil conforme as frases e sentenças ficam cada vez mais longas.
  4. A tradução é o próximo passo. Leia a palavra ou frase em irlandês em voz alta e então traduza para o português. Faça isso diversas vezes até ter a certeza de que já aprendeu. Depois traduza do português para o irlandês diversas vezes. Se você estiver aprendendo com outras pessoas, uma pessoa pode dar a outra uma palavra ou frase para traduzir ou interpretar um personagem nos diálogos.
  5. Nos diálogos, veja primeiro a pronúncia e o significado, então veja as palavras da lição antes de dizer as palavras irlandesas em voz alta. Primeiro trabalhe frase por frase até você poder memorizar sentenças inteiras. Se estiver estudando com outros, faça rodadas com as leituras lendo o que cada personagem diz.
  6. Nos diálogos, você verá palavras e frases que inicialmente parecem difíceis. Memorize-as e não se preocupe com a gramática – isso será explicado depois.


O guia de pronúncia

                A maioria dos símbolos são letras e sílabas para os sons comuns em palavras familiares para nós. Se você pronunciá-los de forma correta nas primeiras lições, você estará bem perto de um iniciante. Gradualmente iremos lhe corrigir e melhorar sua pronúncia conforme você avança, para que logo possa ter uma genuína pronúncia irlandesa.

                Para a maior parte das consoantes, tais como b, d, f, g, h, l, m, n, p, q, r, s, e t, usaremos as próprias letras como símbolos de pronúncia. Nessas lições, você terá instruções sobre como pronunciar esses sons da forma irlandesa. Quase todas essas consoantes tem sons duplos em irlandês, dependendo de qual vogal está próximo a elas. (O “c” e o “g” inglês também tem essa característica. Observe como começa a pronúncia de “king” e “coat”, e depois, de “give” e “go”).

                Os símbolos das vogais podem precisar de explicações, então abaixo estão os símbolos e a descrição de sua pronúncia¹:

Símbolos e pronúncia

1.       (ah) como em “á”
2.       (a) como em “é”
3.       (aw*) como em “ó”, mas um pouco mais longo
4.       (ay*) como em “êi”
5.       (i) como em “é”, mas de forma mais longa
6.       (eye) como em “ái”
7.       (oh) como é “ó”, sem estender o som
8.       (oo) como em “ú”
9.       (u) como em “ã”, mas de forma mais longa
10.   (uh) como em “ã” sem estender o som
11.   (ou) como em “áu”

                Iremos colocar as letras em maiúsculo na sílaba tônica da palavra ou da frase. Usaremos asteriscos, como em alguns símbolos acima, para indicar um som um pouco diferente dos sons ingleses. Lembre-se também que muitos sons irlandeses não são exatamente como suas contrapartes inglesas. Alguns sons como “z” e “f” não existem no irlandês.

                Agora tente praticar com essas palavras usando o guia de pronúncia:

(boht), (HAM-muhr), (kin), (KUH-stumh-ayr-ee), (de-LIV-uh-ree), (giv), (trans-LAYT), (ad-MEYE-uhr), (ful-FIL), (fuhn-duh-MENT-uhl), (wohnt), (wawnt), (tawt).

                As verdadeiras palavras inglesas para essas pronúncias são: boat, hammer, kin, customary, delivery, give, translate, admire, fulfill, fundamental, won’t, want, taught. Esses sons não são sempre dessa forma, mas como você pode ver, são bem pertos de ser entendidos. Tendo em conta essas importantes informações preliminares, você irá iniciar-se na língua irlandesa na próxima lição.

Notas de tradução
1. Na guia a seguir, tentei dar os sons o mais próximo possível da pronúncia em português, já que a autora deu as palavras em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário