quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Oração para o deus Óengus mac Óg




"Óengus mac Óg
Filho de Boann
Trapaceiro do Dagda
Mestre do Brugh na Boinne
Pretendente da donzela cisne,
Eu honro você.
Sua é a música gentil,
A doçura do amor,
O calor e a alegria da primavera.
Senhor, eu lhe peço para me ajudar nos caminhos do amor,
Para abrir os segredos do coração." (Autoria desconhecida)


 Na religião gaélica, Óengus mac Óg, cujo nome significa “Óengus, o Filho Jovem” é o deus do amor e protetor dos apaixonados e dos jovens, especialmente as donzelas. Em seus mitos, ele aparece protegendo a fuga dos amantes Diarmuid e Gráinne, procurando a sua amada Caer Ibormeith, a quem se apaixonou através de um sonho e também criando e educando os filhos dos Tuatha Dé Danann, onde lidera uma companhia de mulheres que estão sob sua tutela. Ele também presidia sobre os casamentos dos Tuatha Dé Danann.
 O devoto pode recitar a oração para louvar Óengus, pedir sua proteção ou até mesmo por um amor, podendo ser ou não acompanhada de uma oferenda.
 Sugestões para oferendas: leite e mel.

2 comentários:

  1. Funciona sim, e a prova disso é o fato de eu ter encontrado o amor da minha vida e estar sendo muito feliz =)

    ResponderExcluir