domingo, 16 de agosto de 2015

A sátira de Cairpre mac Edaine sobre Bres mac Eladain


A sátira de Cairpre mac Edaine sobre Bres mac Eladain

 Quem foi o primeiro a ser satirizado na Irlanda?

 Não é difícil responder: Bres mac Eladain.

 Quem o satirizou?

 Não é difícil responder: O poeta Cairpre mac Edaine dos Tuatha Dé Danann.

 Qual foi a causa dessa sátira?

 Não é difícil responder: O poeta veio procurar a hospitalidade de Bres. Naquele tempo, eles dizem, Bres era o soberano da Irlanda. Bres mac Eladain, dos Tuatha Dé Danann tinha a melhor aparência da Irlanda. Todas as coisas grandes e belas que cada homem via na terra eram comparadas a Bres: um guerreiro é grande e é como Bres, um fogo é grande e é como Bres.

 Mas os homens da Irlanda não estavam satisfeitos com o reinado de Bres, pois ele forçava os campeões a servidão. Ele colocou na escravidão os dois homens da Irlanda que eram os mais fortes dos Tuatha Dé Danann: Ogma mac Eladain e o Dagda. (Ele colocou) Ogma para carregar lenha e colocou o Dagda para cavar trincheiras, de forma que foi ele quem entrincheirou a fortaleza de Bres. Dia após dia, então, Ogma fornecia lenha para sua família. Os homens da Irlanda ficaram com malícia e má vontade sobre Bres. Nunca um homem ou uma mulher saía de perto dele bêbado ou feliz. 

 O poeta Cairpre mac Edaine veio procurar a hospitalidade em sua casa. Ele foi levado até uma casinha afastada que era estreita, escura e sombria, onde não havia fogo, banho ou cama. Três bolinhos secos foram levados para ele em um prato pequeno. No dia seguinte, ele se levantou e não estava satisfeito. Quando foi para a corte, Cairpre disse:

Sem comida prontamente em um prato,
Sem o leite de vaca onde o bezerro cresce,
Sem a habitação de um homem após o estado de escuridão,
Que essa seja a sorte de Bres mac Eladain.

 “Não existe agora a riqueza de Bres,” ele disse.

 Isso veio a ser verdade, pois a partir daquele dia, suas riquezas não continuaram, e assim os homens da Irlanda o expulsaram de seu reinado. Por conta de seu relacionamento maternal, ele obteve o governo sobre os homens da Irlanda, e seu pai era um fomoriano. Agora que foi expulso, ele foi para seus parentes paternos, os fomorianos, e os reuniu contra os homens da Irlanda e a Batalha de Moytura foi travada contra os Tuatha Dé Danann. Nesse combate, uma matança alcançou os fomorianos de forma que somente alguns deles escaparam, e dai em diante nenhum fomoriano veio para a terra da Irlanda. Nesse conflito, o próprio Bres mac Eladain caiu. 

 Essa, eles dizem, foi a primeira sátira já feita na Irlanda, a sátira que Cairpre mac Edaine fez para Bres mac Eladain. Fim. 

 Fonte: HULL, Vernam. Cairpre mac Edaine’s Satire Upon Bres mac Eladain”. ZCP, vol. XVII. NY: G.E. Stechert Co. 1930. Disponível em: <http://www.maryjones.us/ctexts/cairpre.html>.
Para ter a versão em .pdf, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário