domingo, 16 de agosto de 2015

A conquista do Sid


A conquista do Sid
De Gabáil in t-Sída
O Livro de Leinster

 Existia um maravilhoso rei dos Tuatha Dé na Irlanda e Dagán era seu nome. Grande era seu poder apesar da Irlanda pertencer aos Mic Míled depois da conquista do país, pois os Tuatha Dé destruíam os grãos e o leite dos Mac Míled até eles fazerem amizade com o Dagda. Posteriormente, ele salvava seus grãos e leite.
 Quando ele foi rei no princípio, seu poder era grande, e foi ele que repartiu os montes encantados para os homens dos Tuatha Dé: Lug mac Ethnend em Síd Rodrubán, Ogma em Síd Aircelltraí e para o próprio Dagda, o Síd Leithet Lachtmaige, Oí Asíd, Cnocc Báine e Brú Ruair. No entanto, diz-se que ele sempre teve o Síd In Broga desde o início.

 O Macc Oc então foi até o Dagda a fim de pedir por terra depois de ele ter distribuído para os outros. Ele era, além disso, o filho adotivo de Midir de Brí Léith e de Nindid, o vidente.

 “Não tenho nada para ti,” disse o Dagda, “já terminei a divisão.”

 “Portanto me garanta,” disse o Mac Oc, “a sua própria morada por um dia e uma noite.”

 Isso então foi dado a ele.

 “Vá agora para seu séquito,” disse o Dagda, “pois já consumiu o tempo atribuído para ti.”

 “Está claro,” disse ele, “que noite e dia são (a duração do) mundo inteiro, e foi isso que foi me dado.”

 Após isso, o Dagda partiu e o Mac Oc permaneceu em seu Síd.

 Maravilhosa, aliás, (é) essa terra. Três árvores sempre com frutas estão lá, um porco eternamente vivo, um suíno assado e um recipiente com um maravilhoso licor, e estes nunca diminuem.  
   
Fonte: Vernam Hull, 'De Gabāil in t-Sīda,' in Zeitschrift für Celtische Philologie Volume 19, 1933, pp53-58. Disponível em: <http://tairis-cr.blogspot.com.br/2011/03/de-gabail-in-t-sida-in-so-sis.html>. 

Para ter a versão em .pdf, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário