domingo, 16 de agosto de 2015

A batalha dos filhos de Partholon


A batalha dos filhos de Partholon

 Foram os dois filhos de Parthalon que travaram a batalha: Fer e Fergnia, e o motivo pelo qual eles batalharam foi esse: um dos irmãos, Fergnia, se casou com sua irmã Ian, e o outro irmão, Fer, se casou com a outra irmã, Ain; o dote de casamento que ela recebeu foi o seu primeiro, e metade desse dote pertencia a ele, de acordo com a lei, pois o pai dela não estava vivo; o Racholl Breta diz que “metade do primeiro dote de casamento de cada mulher pertence ao chefe de sua tribo, se ela recebê-lo após a morte de seu pai”, e Fergnia buscava sua parcela do dote, mas ele era uma pessoa desqualificada e não recebeu nada; ou foi o dote de casamento da outra irmã que foi trazido face a face contra esse dote de casamento, conforme o poeta disse: 

Os dois filhos de Parthalon, sem dúvida,
Foram eles que travaram a batalha;
Fer e Fergnia, de grande bravura,
Eram os nomes dos dois irmãos.

 E esse é um exemplo para o mesmo resultado:

Fer e Fergnia eram os homens,
Conforme os antigos relatam,
Ain e Iain, que fizeram com que as tropas fossem destruídas,
Eram as duas filhas chefes de Parthalon.

 Foi sobre isso que o primeiro campo de batalha foi montado, mas é relatado em outro lugar que Aine e Aiffe eram o nome das duas filhas.

Fonte: O’DONOVAN, John e Eugene O’Curry. Introduction to Senchus Mor e Athgabail. Ancient Laws of Ireland. Volume 1. Dublin: Alexander Thom: 1865, página 154-155. Disponível em: <http://www.maryjones.us/ctexts/partholon.html>.

Para ter a versão em .pdf, clique aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário