sábado, 31 de janeiro de 2015

Celebrando o Là Fhèill Brìghde

O texto a seguir foi retirado do site Tairis, originalmente em inglês, e traduzido com a permissão da autora. Todos os direitos reservados.

Celebrando o Là Fhèill Brìghde

Aqui estão algumas ideias para celebrar o Là Fhèill Brìghde, baseado nos costumes escoceses:

 No dia anterior ao festival (ou seja, 31 de janeiro) limpe e arrume sua casa, deixando-a pronta para a visita de Bride.

 Decore o lugar com flores que são apropriadas para a época do ano – tais como prímulas,   campânulas, margaridas ou dente-de-leão (e lembrem-se pessoal, não colham flores silvestres...). Acenda um monte de velas na véspera.

 Celebre a festa de Bride na véspera do festival com uma refeição de sua escolha. Comidas a base de produtos lácteos são especialmente apropriados, especialmente purê de batata servida com manteiga derretida no meio para mergulhar a papa conforme é comida. Convide as pessoas para as festividades. Você também pode reservar um lugar na mesa para Bride também, e deixar um pouco de comida e bebida como oferendas para ela. Leite, mingau e purê de batata são especialmente apropriados.

 Após o jantar, tente fazer uma leaba Bride (a cama de Bride – um berço retangular normalmente feito de palha) e a dealbh Bride (ícone de Bride), vestindo-as e decorando-as o quão elaborado e brilhante você quiser. Estas podem ser feitas de juncos e palha, ou você pode trapacear e usar materiais modernos ou itens já prontos. Com a boneca pronta, vá até a porta e convide gentilmente Bride a entrar. Tradicionalmente, isto era feito com diversas mulheres, uma para levar a boneca à porta e outra para chama-la. Presumindo que você esteja sozinho, você pode adaptar o convite tradicional para algo como “A cama de Bride está pronta. Deixe Bride entrar, Bride é bem-vinda. Entre e traga bênçãos para essa casa.” Coloque então a dealbh Bride no berço junto com a slatag Bride – uma vara de madeira branca como a bétula e o salgueiro, com algumas palavras cordiais para Ela.

 Se você tem uma lareira, espalha as cinzas suavemente e cuidadosamente sobre ela antes de você ir para cama e deixe-a assim por toda noite para ver se Bride deixou qualquer sinal de ter visitado sua casa. Marcas de sua varinha são consideradas sorte, mas uma pegada é considerada uma bênção especial.

 Deixe oferendas do lado de fora para Bride, se possível, ou leve as oferendas para o lado de fora assim que possível.

 Faça a bonnach Bride, servindo com muita manteiga, queijo e/ou geleia. Não se esqueça de deixar alguns como oferendas, com leite ou água como uma libação, por exemplo; quaisquer sobras podem ser usadas para o café da manhã do dia seguinte.

 Junípero pode ser queimado na lareira ou no altar na véspera (assim que você for para cama) se nenhum “sinal positivo” foi recebido de uma visita durante a noite, para purificar sua casa e apaziguá-la.

E para costumes irlandeses:

 No dia anterior ao festival (ou seja, 31 de janeiro) limpe e arrume sua casa, deixando-a pronta para a visita de Bride.

 Decore o lugar com flores que são apropriadas para a época do ano – tais como prímulas, campânulas, margaridas ou dente-de-leão (e lembrem-se pessoal, não colham flores silvestres...). Acenda um monte de velas na véspera.

 Celebre a festa de Bride na véspera do festival com uma refeição de sua escolha. Comidas a base de produtos lácteos são especialmente apropriados, especialmente purê de batata e cebolas servidas com manteiga derretida no meio para mergulhar a papa conforme é comida (tradicionalmente, todos devem estar envolvidos na maceração). Cordeiro, bacon, sowans, bolo de maçã, colcannon e tortas também são apropriadas.  Convide as pessoas para as festividades. Você também pode reservar um lugar na mesa para Bride também, e deixar um pouco de comida e bebida como oferendas para ela. Leite, mingau e purê de batata são especialmente apropriados, e pode-se beber muita cerveja, uma vez que ela é famosa por ter sido ela a prepara-la. Uma vez que se diz que Bride também participa da refeição, é costume convidá-la antes de todos sentarem para comer. 

 Faça uma brideog usando palha ou giesta, por exemplo. Alternativamente, bonecas reais podem ser usadas para a ocasião. Decore-as tão elaboradas quanto quiser e a coloque com as oferendas que você fez para ela, dizendo uma bênção apropriada.
 Deixe pedaços de tecido, fitas ou peças de roupa do lado de fora para Bride abençoar quando ela passar durante a noite. Água, sal, manteiga e até mesmo remédios (adaptando a uma época moderna), podem ser deixados do lado de fora também, para abençoar. Estes podem ser usados para encorajar a cura, especialmente para problemas associados com a cabeça, assim como para o parto e encorajar a fertilidade. Diz-se que quanto mais velho for o brat Bride, que maior é o seu poder para a cura.

 Oferendas como bolo ou pão e manteiga podem ser deixadas do lado de fora (no peitoril da janela) para indicar que Bride é bem-vinda para visitar a casa.

 Após o jantar, faça a cros Bride e/ou crios Bride para pendurar sobre a porta para a proteção do ano. As sobras da palha e do junco podem ser usadas para fazer a cama de Bride se ela decidir passar a noite.

 Tente fazer manteiga no Dia de Bride.

 Visite um poço dedicado a Bride, bem cedo no dia, e colete um pouco de água para aspergir na casa como uma bênção, concentrando-se especialmente na soleira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário