domingo, 22 de setembro de 2013

As Promessas



As promessas

Esta canção mostra os presentes que eram dados no festival do Latha na Marchachd, na Escócia.
Fonte: Carmina Gadelica, Vol. 1

‘NA GEALLAIDH
'Thug mo leannan dhomh sgian bheag
A ghearradh am meangan goid,
A ghearradh am bog ’s an cruaidh,
Saoghal buan dh’ an laimh a thug.
Gheall mo leannan dhomh-sa stiom
Gheall, agus braiste ’s cir,
’S gheall mise coinneamh ris
Am bun a phris mu’n eireadh grian.
Gheall mo leannan dhomh-sa sgathan
Anns am faicinn m’aille fein,
Gheall, agus breid is fainne,
Agus clarsach bhinn nan teud.
Gheall e sid dhomh ’s buaile bha,
Agus falaire nan steud,
Agus birlinn bheannach bhan,
Readhadh slan thar chuan nam beud,
Mile beannachd, mile buaidh
Dha mo luaidh a dh’fhalbh an de,
Thug e dhomh-sa ’n gealladh buan,
Gum b’e Bhnachaill-san Mac Dhe.

AS PROMESSAS
Meu amor me deu uma faca
Que cortaria o jovem junco,
Que cortaria o macio e o duro,
Vida longa à mão que me deu.
Meu amor me prometeu um laço,
Ay, um broche e um pente,
E eu prometi, na floresta,
Encontrá-lo ao nascer do sol.
Meu amor me prometeu um espelho
Para que minha beleza eu pudesse ver,
Sim, e uma toca e um anel,
E uma doce harpa de cordas.
Ele me prometeu isto e uma dobra de vacas,
E um palafrém dos cavalos,
E uma barca branca elevada ao alto,
Que seguramente velejaria pelo perigoso oceano.
Mil bênçãos, mil vitórias
Ao meu amor que me deixou ontem,
Ele me deu a promessa duradoura,
Seja dele o filho do Pastor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário