quarta-feira, 1 de maio de 2013

Celebrando o Bealltainn

Fonte: Site “Tairis: Celebrating Bealltainn”, por Annie Loughlin. Disponível em: <http://www.tairis.co.uk/celebrations/celebrating-bealltainn/>. All content by Annie Loughlin ©2015-2016. 

                As seguintes sugestões dadas aqui foram delineadas com a ideia de que sejam incorporadas em uma estrutura ritualística coerente (em sua maioria). Você não precisa segui-las se não quiser. No geral, essas sugestões tendem a ser usadas em um grupo de pessoas, mas é claro que nem todo mundo quer ou poder fazer isso. Para aqueles que querem usar com um grupo, mas não necessariamente tem a oportunidade de fazer com amigos que sejam politeístas gaélicos, você sempre pode tentar reunir seus amigos ou sua família para compartilhar um banquete, e depois, fazer suas observâncias religiosas privadamente.

               Cabe a você decidir quando celebrar; você pode querer fazer suas observâncias na “própria” véspera de Bealltainn ou pode querer esperar até os sinais sazonais ficarem visíveis (celebrando, por exemplo, quando o espinheiro florescer). Em um grupo, no entanto, pode ser mais conveniente organizar suas celebrações em grupo em uma data marcada que seja conveniente para todos.


Celebrando o Bealltainn

  •  Na correria da véspera de Bealltainn, limpe e organize a casa para que tudo fique em ordem. Peça de volta quaisquer itens que foram emprestados e se certifique de ter comida na despensa.
  •  Decore a casa (ou apenas o seu altar, se preferir) com a vegetação sazonal apropriada. Flores amarelas são especialmente apropriadas, tais como a prímula, malmequeres, carquejas ou ranúnculos (embora, por favor, não colha flores silvestres). Galhos de junípero, sabugueiro, hera, espinheiro ou amoreira também podem ser pendurados em volta da casa. Nota: as crenças em torno de certas árvores – especialmente o sabugueiro e o espinheiro – podem variar de acordo com o lugar. Em algumas partes da Irlanda, Escócia ou Ilha de Man é tido como má sorte trazer espinheiro ou sabugueiro para dentro de casa (nesse último caso, isso é mais comum nas áreas onde a sorveira é comum; nas áreas onde não é, o sabugueiro é frequentemente usado como um substituto e portanto, não existem tantas proibições contra ele).
  •  Um Galho de Maio ou Arbusto de Maio pode ser colocado do lado de fora da casa (ou em algum bom lugar dentro da sua casa). Decore o galho/arbusto com fitas brilhantes e coloridas, flâmulas, restos de pano, flores e quaisquer outras coisas que queira colocar. O Galho as vezes é queimado no entardecer de Bealltainn (no ‘encerramento’ do festival), ou as vezes, pode ser guardado por até um mês após as festividades terem começado.
  •  Você precisará planejar algumas coisas com antecedência – um banquete (ou uma refeição especial) é tradicional, então você terá que ver o que irá fazer e se certificar de que você tem tudo de antemão. O cordeiro é tradicional, embora não seja uma necessidade. Você também terá que decidir que tipo de oferendas irá fazer; se você fizer um bonnach Bealltainn (ou vários), você então terá que deixá-los prontos para o anoitecer. Caudle também poderá ser feito. Você também terá que se certificar de ter velas ou outros itens necessários preparados.
  •  Fazer manteiga é tradicional e isso pode ser uma parte de suas oferendas. Fazer manteiga é um processo simples. Você pode comprar batedeiras pequenas, mas você não precisa de um equipamento de especialista. Coloque o creme de leite em uma jarra ou balde (fechado hermeticamente) e sacuda vigorosamente até a manteiga se formar, ou simplesmente bata o creme até formar pedaços de manteiga. Se muitas pessoas estiverem presente, então todos podem fazer isso em turnos para ajudar a feitura (uma forma tradicional de se fazer manteiga e que simbolicamente ajuda a “dividir o fardo”). Um encantamento pode ser cantado enquanto o creme está sendo batido. Uma vez que os pedaços tenham se formado, drene o leite da manteiga (uma peneira funciona bem). Você precisará “espremer” o excesso de líquido da manteiga também, caso contrário, ela não se manterá firme; se estiver usando uma peneira, simplesmente use uma colher grande para pressionar o excesso de líquido. Sal a gosto pode ser colocado.
  •  Na véspera de Bealltainn – se possível – apague todas as luzes da casa. É tradicional apagar a lareira central, a fonte do calor da casa, à noite e somente nessa noite. Uma chama similar hoje em dia seria a chama do aquecedor (se você tiver um),1 mas uma chama simbólica como uma vela ou a sua lareira pode ser usada se preferir (ou se for necessário).
  •  Com isso pronto, você pode acender uma fogueira (ou duas, perto uma da outra) usando árvores “de sorte” como o amieiro, a bétula, o freixo ou o carvalho. Evite a qualquer custo árvores “cruzadas” como o abrunheiro. Se você quiser ser realmente tradicional, pode acender as fogueiras usando apenas a fricção (o need-fire, ou teine éigin [NT: fogo obtido a partir da fricção]). Adicione alguns galhos de sorveira (ou alguma outra árvore “de sorte” com propriedades protetoras, e/ou talvez junípero) à fogueira.
  •  Se você não pode acender uma fogueira e precisa fazer suas celebrações dentro de casa, então você pode usar velas como uma alternativa.
  •  Grande parte das suas celebrações pode ser centrada ao redor de uma fogueira ou, se estiver fazendo tudo dentro de casa, ao redor da lareira central ou de seu altar.
  •  Uma vez que o fogo estiver aceso – com uma bênção – oferendas e orações podem ser feitas. Você pode adaptar ou seguir o ritual An Fheile Bheag da Gaol Naofa, por exemplo, que é baseado em uma descrição de uma celebração de Bealltainn.
  •  Uma bênção de Bealltainn, adaptada ou inspirada por essa, por exemplo, pode ser incluída.
  •  Enquanto que o bonnach Bealltainn pode ser consumido – com ou sem um caudle, queijo de ovelha e/ou manteiga feita recentemente com cordeiro – você também poderá fazer pelo menos um para deixar como uma oferenda. É tradicional pegar um pedaço do bannock e atirá-lo sobre seu ombro, oferecendo-o aos espíritos locais e pedindo-lhes proteção de vários perigos. O formato tradicional é assim: “Eu lhe dou isto, preserve meus cavalos; isso para ti, preserve minhas ovelhas”, e assim em diante. Outros pedaços do bannock então são quebrados e atirados sobre o ombro enquanto os pedaços são oferecidos para seres perigosos ou “animais nocivos”, dizendo (por exemplo): “Isso eu lhe dou, ó Raposa! Poupe meus cordeiros; isso para ti, ó Corvo! Isso para ti, ó Águia!” Essas oferendas podem ser adaptadas para suas próprias circunstâncias, concentrando-se em seus entes amados e animais de estimação se nós não tivermos gado para nos preocuparmos, etc. Faça uma oferenda de caudle (ou de leite, por exemplo) para finalizar.
  •  Depois disso, é hora de festejar ao redor da fogueira ou ao redor da sua representação simbólica. Festeje e se alegre! Conte histórias, cante músicas, dançe, divirta-se.
  •  Quando você estiver pronto, pegue uma chama da fogueira (ou de sua representação simbólica) e traga para casa. Use isso para reacender sua chama central (uma vela no seu altar, sua lareira ou a luz do aquecedor, por exemplo). Enquanto faz isso, você pode dizer uma oração de acendimento da chama para abençoá-la.
  •  Após as chamas terem abaixado, a fogueira pode ser pulada para garantir proteção e boa sorte no ano vindouro, etc. Se estiver usando velas, coloque-as no chão e pule sobre elas. Alternativamente, se duas fogueiras forem acesas, então todos podem caminhar entre elas para purificarem-se; os animais podem ser incluídos nisso, se for seguro. Todos podem levar um pouco das cinzas para espalhar pela sua propriedade para purificá-la no ano vindouro também.
  •  O Bealltainn é tradicionalmente a única época do ano (de acordo com a crença e os costumes escoceses) em que a sorveira pode ser cortada. Então, essa é uma boa época para colher alguns galhos para o próximo ano. Certifique-se de colher os galhos de uma árvore que pareça solícita (se tiver sensações ruins enquanto se aproxima da árvore, vá procurar outra), e deixe uma oferenda de agradecimento quando terminar. Você pode coletar galhos o suficiente para durar até o próximo ano. Você pode colher com segurança da noite de Bealltainn até o dia seguinte.
  •  Faça cruzes de sorveira amarradas com lã vermelha, ou varas de sorveira, e pendure-as sobre a entrada da casa (ou nas janelas de um cômodo em particular – e você pode fazer uma para cada cômodo da casa) para proteção no ano vindouro. Colocar uma cruz ou vara no sótão protege contra incêndios. Uma cruz pequena pode ser feita e levada consigo para te proteger em viagens; um pedaço de sorveira na estrumeira (cesto de lixo) garante proteção contra bruxas ou espíritos malignos. Mantenha os encantamentos em seus lugares, e quando chegar a época de substitui-los, os velhos pedaços de sorveira podem ser queimados na fogueira/lareira (se possível). Você pode fazer esses encantamentos durante suas celebrações noturnas, ou ainda, fazê-los e pendurá-los durante o dia seguinte.
  •  Após a meia noite (ou a primeira coisa que fizer na manhã de Bealltainn) colete a “nata” da torneira, isto é, pegue um pouco de água da torneira e guarde-a para o ano vindouro. Diz-se que essa água contém o “creme” ou a “toradh” (essência), que é extremamente potente; derramá-la (ou deixá-la ir embora!) é o equivalente a derramar simbolicamente sua sorte e prosperidade, portanto, ela deve ser guardada. Ela pode ser usada em ritos de purificação ou cura, por exemplo, e você pode purificar a casa com um pouco da água assim que pegá-la, ou realizar o purificação no dia seguinte.
  •  Antes do nascer do sol da manhã de Bealltainn, saia e colete o orvalho matinal da grama ou dos grãos. Esse orvalho pode ser guardado em um local ensolarado até ser necessário para a cura. Diz-se ser particularmente eficaz para problemas na pele ou dores de cabeça; banhar sua face nele significa preservar a aparência jovial (ou se você for corajoso, role nu na grama orvalhada para um efeito por todo o corpo!), e lavar suas mãos nele garante maleabilidade. Espera-se que o orvalho seque naturalmente na sua pele.


1. Esperançosamente, não é necessário dizer que você não deve mexer em coisas com essa se não souber como funcionam. Ou se não for seu o seu boiler...
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário