terça-feira, 19 de março de 2013

A Morte de Aed


A Morte de Aed

 Uma vez, Corrgenn, um grande homem de Connacht, e sua esposa foram visitar o Dagda. Chegando lá, Corrgenn percebeu que havia algo entre sua esposa e Aed, o filho do Dagda. Ficando com muita raiva e ciúmes, Corrgenn foi para cima de Aed e o matou na frente do Dagda.


 Com isso, todos pensaram que o Dagda tiraria a vida de Corrgenn, mas o Dagda disse que se Aed teve culpa nisso, Corrgenn não havia culpa. Ele poupou a vida do rapaz, entretanto, Corrgenn não ganhou muito com isso.

 Como punição pelo que Corrgenn fez, o Dagda o fez carregar o corpo de Aed nas costas até encontrar uma rocha apropriada em tamanho e largura para fazer uma tumba para seu filho, e quando ele encontrasse a rocha, ele teria que enterrar Aed na colina mais próxima. Corrgenn então não teve escolha senão ir. Demorou um longo caminho até ele encontrar uma rocha, e por fim, encontrou uma no lago Loch Feabhail.

 Ele então levou o corpo de Aed para a colina mais próxima, desceu a colina para buscar a pedra, subiu com ela e cavou a tumba para o filho do Dagda. Após enterrar Aed, ele morre de tanto cansaço.

 O Dagda então sobe à colina com seus dois construtores, Garbhan e Imheall, e vão até aquele lugar, mandando os dois construírem um rath ao redor da tumba. Garbhan cortou e moldou as pedras, e Imheall as colocou ao redor da tumba até o trabalho estar pronto, e no topo do rath, colocou uma laje de pedra. O lugar foi então chamado de “Colina de Aileac”, que significa “Colina dos Suspiros e de Uma Pedra”, pois o Dagda derramou muitas lágrimas por conta da morte de seu tão querido filho.

Fonte: GREGORY, Lady. “Gods and Fighting Men”, 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário