terça-feira, 19 de março de 2013

A morte de Cridenbél


A Morte de Cridenbél

 Quando o deus Brés assumiu o reinado da Irlanda ele se tornou um tirano, permitindo que os três reis Fomoire, Elatha, Tethra e Indech, colocassem um imposto na Irlanda, para que não saísse fumaça das chaminés. Em seu reinado, os Grandes Deuses Ogma e Dagda foram reduzidos à escravos:

Ogma teria que carregar feixes de lenhas da Ilha de Clew Bay até a casa de Brés e o Dagda seria um construtor de raths – casas fada. Foi o Dagda quem construiu Rath Brese, a Casa de Brés. Ogma estava tão fraco pela falta de comida que todos os dias deixavam cair no mar dois terços de lenha. 

 O Dagda estava muito cansado com aquele trabalho, e toda vez que ia para casa, estava lá um preguiçoso homem cego chamado Cridenbél, cuja boca saia de seu peito. Cridenbél acreditava que sua comida era muito pequena, e a do Dagda era muito grande, e por isso, desafiou o Dagda: ‘Oh Dagda, pela sua honra, me dê as três melhores partes de sua comida.’ Como era pela honra do Dagda, este não pode recusar, e então passou a dar para Cridenbél todas as noites, as três melhores partes de sua comida, cujo tamanho era de um porco. Com isso, a saúde do Dagda ficou terrível.

 Um dia quando o Dagda estava construindo o rath, seu filho Óengus foi até ele. ‘Por que está tão mal?’ perguntou Óengus. ‘Toda noite Cridenbél pega as três melhores partes da minha comida.’ ‘Siga então o meu conselho’, respondeu Óengus tirando de seu bolso três moedas de ouro e dando-as para o seu Pai. ‘Coloque essas três moedas,’ continuou ele, ‘nas três melhores partes da comida que você dá para Cridenbél todas as noites. As moedas de ouro serão então, as três melhores partes do prato. Quando o ouro chegar até a barriga de Cridenbél, ele morrerá, e todos dirão que você deu para ele alguma erva mortal que causou sua morte. Brés então fará um julgamento errado contra você, e o mandará te matar. Então você deverá dizer que o ouro para você é a melhor coisa no prato, e foi por isso que você deu a Cridenbél, devido à ordem que ele colocou sobre você.’

 Tudo aconteceu como Óengus disse, e quando a barriga de Cridenbél foi aberta, lá estavam as três moedas de ouro, e assim, o Dagda foi salvo e sua saúde logo se recuperou.

Fonte: Cath Maige Tuired, “A Segunda Batalha de Magh Tuired.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário