terça-feira, 19 de março de 2013

A Clava Mágica do Dagda


A Clava Mágica do Dagda                            

 Cermait Milbél, um dos filhos do Dagda, foi morto pelo deus Lugh em um combate, pois Cermait se deitou com a esposa de Lugh: Buach, filha de Daire Donn. Com seu grande conhecimento, o sábio Dagda espalhou franco-incenso, mirra e outras ervas pelo corpo de Cermait e o pegou em suas costas, caminhando para o Leste do Mundo a fim de encontrar uma cura para seu filho.


 No caminho, o Dagda encontrou-se com três irmãos que carregavam o tesouro do seu pai. ‘Nós somos três irmãos e compartilhamos os tesouros de nosso Pai,’ disseram os irmãos. ‘Quais são estes tesouros?’ perguntou o Dagda. ‘Uma Camisa, uma Clava e uma Capa,’ responderam eles. ‘O que fazem?’ perguntou o Dagda. ‘A Clava que você vê tem uma extremidade lisa e a outra áspera: uma extremidade mata os vivos e a outra ressuscita os mortos. Aquele que usa a Capa poderá se transformar em qualquer coisa, de qualquer tamanho e qualquer cor. Aquele que usa a Camisa se livrará de quaisquer doenças que poderá se abater sobre ele,’ disse um dos irmãos.

 O Dagda pediu a Clava para o irmão que a segurava, e quando pegou a Clava, bateu nos três irmãos, fazendo-os com que caíssem mortos no chão. Depois, ele pressionou a extremidade lisa contra seu filho, que voltou à vida, e ficou assustado com os três homens mortos diante dele. Cermait perguntou quem era eles, e o Dagda disse o que acabara de acontecer. ‘É uma pena que eles não possam ser ressuscitados pela coisa que me trouxe à vida,” disse Cermait. O Dagda então pressionou a Clava nos três irmãos e eles ressuscitaram.

 Quando acordaram, o Dagda pediu a Clava emprestada para ele. ‘E como dividiremos dois itens entre nós três?’ perguntaram os irmãos. ‘Vocês dividem os itens em turnos,’ respondeu o Dagda. ‘Que garantias teremos de que a Clava retornará para nós?’ perguntaram eles. ‘O Sol, a Lua, a Terra e o Mar são as garantias de que eu irei para a Irlanda, matarei meus inimigos e ressuscitarei meus amigos.’ Sob essa condição, a Clava foi emprestada à Ele. O Dagda então volta para a Irlanda, mata seus inimigos e ressuscita amigos, e através da Clava, ganhou o reinado da Irlanda.

Fonte: “Como o Dagda ganhou sua Clava Mágica” (Manuscrito: O Livro Amarelo de Lecan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário