segunda-feira, 30 de abril de 2012

As três deusas do verão


Lasair
O poço de Lasair
Na mitologia irlandêsa, Lasair ('Chama', pron. Loh'seer) é a mais velha das três irmãs, uma tríade de deusas que representam o crescimento, amadurecimento e a colheita das plantações. Lasair, a deusa do florescimento da primavera, tinha um belo cabelo negro e usava uma coroa e joias de prata. Ela vive em um Castelo Vermelho (outro lembrete de sua natureza flamejante) com um pomar. O deus Flann deu à ela a Rosa da Doçura que nunca morre, o Pente da Magnificência e o Cinturão da Verdade.  Ela é alternativamente chamada de Crobh Dearg ('Garras Vermelhas'), Lassar Fhína e Lasairíona ('vinho flamejante'). Mais tarde, ela se tornou uma santa e seu poço está em Lough Meelagh. Seu festival acontecia no dia 1°. de Maio, o velho festival de Beltaine. Suas irmãs são chamadas Inghean Buidhe e Latiaran, e as três são filhas de Scáthach e Douglas.

Latiaran
A mais nova da tríade de irmãs, Latiaran ('Peitos de Luz') é a deusa da colheita. Quando ela foi cristianizada, seu festival passou para o dia 25 de julho, ou o domingo mais próximo disso. Uma história já contada nos tempos cristãos, diz que ela ia para para um ferreiro toda manhã levar a 'semente de fogo'. Quando o ferreiro disse que ela tinha belos pés, ela em vão olhou para o chão, e suas vestes pegou fogo, e apesar disso, ela não se machucou. Ela então afundou no chão, debaixo de uma rocha com forma de coração, para nunca mais ser vista de novo.

Inghean Buidhe
A deusa Inghean Buidhe ('Menina Loira' ou 'Flor da Juventude', pron. Een'awn Boo'ee) é a segunda das três irmãs. Ela representa a chegada do verão e é a deusa mãe nutridora do amadurecimento das colheitas. Assim como suas irmãs, ela se tornou uma santa Cristã, um poço foi dedicado á Ela, e seu próprio festival ocorria no dia 6 de Maio, representando o primeiro dia do Verão. Ela também é conhecida como Iníon Buí.

Extraído de: http://www.pantheon.org/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário