quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Elementos

     Os Celtas não reconheciam os elementos como os Wicca e os antigos Gregos reconheciam (Terra, Fogo, Água e Ar) e associavam as direções cardeais (Terra=Norte/Fogo=Sul/Água=Oeste/Ar=Leste), assim como alguns RC não fazem. Eu não faço essas associações até por que acredito que o mundo não é formado apenas por quatro elementos, eu sigo a seguinte correspondência:

Céu - Cabeça
Vento - Respiração
Vegetação - Cabelo
Sol - face
Lua - Mente
Mar - sangue
Terra - carne
Rocha - osso
(e para alguns .. Fogo - olhos)

     Como o Endovelicon disse em seu post, se observamos que as rochas seriam os ossos, entao as rochas da terra seriam os ossos do mundo, formando um organismo vivo, certo?
     Nos rituais, não "chamo" pelos pontos cardeais, invocando a terra, ar, fogo e água. Também não "chamo" pelos 9 elementos listados acima, até por que, de uma forma ou de outra, eles já estão presentes. Na liturgia ADF, há o Poço, Árvore e Fogueira, e eu acredito que esses também possam ser considerados elementos, fazendo uma ligação entre esse mundo e o Outro, e são estes que são invocados em meus ritos. 
     Se observarmos bem, os Três Mundos assim como o Poço, Árvore e Fogueira carregam os "4 elementos" dentro deles. O Mar e o Poço seriam a água, a Árvore e a Terra seriam a terra, e a Fogueira e o Céu seriam o fogo e o ar. Ou também, a Árvore como o ser que liga os mundos também poderia ter o ar.
     Bom, esses foram apenas alguns pensamentos para vocês refletirem, e com o passar do tempo, vocês vão perceber o que funciona melhor para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário